A OTAN esteve aqui

Este slideshow necessita de JavaScript.

No primeiro passeio por Belgrado, há quase uma semana, passamos por esse prédio, no centro da cidade. A primeira reação foi: “Será???”. Sim, nos perguntávamos se era um resquício dos bombardeios da OTAN (Organização do Atlântico Norte – nunca entendi o nome. Um exército, talvez o mais poderoso do mundo, disfarçado de instituição diplomática ou coisa que o valha).

Sim, o edifício é uma prova do que a “Organização” fez na capital da Sérvia durante 78 dias, em 1999. De 24 de março a 10 de junho, a OTAN castigou Belgrado com bombas e mais bombas. Uma represália fora de hora e no alvo errado.

Durante a Guerra da Bósnia (1992-1995), líderes da Europa ocidental e dos Estados Unidos assistiram, passivos, ao massacre contra os civis, principalmente os bósnios muçulmanos. Os americanos chegaram a afirmar que “não, não eram a polícia do mundo”.

Depois, quando Slobodan Milosevic, o líder da Sérvia, com quem os americanos e europeus se sentaram e discutiram os acordos de paz de Dayton, Ohio, ao fim do conflito na Bósnia, mirou-se em Kosovo, o que fizeram a OTAN e os ilustres líderes ocidentais? Bombardearam Belgrado.

Resultado, como sempre acontece em “guerras cirúrgicas”: muitas mortes de civis e poucos alvos militares atingidos. O prédio em questão era, sim, do Ministério da Defesa da Sérvia. Mas, ao fim e ao cabo, o resultado foi a morte de, ao menos, 500 civis.

A “guerra cirúrgica” atingiu, entre outros locais, uma rede de TV, a embaixada da China, vários hospitais e o Hotel Iugoslávia. Para completar, ficou provado, depois do conflito, que as bombas usadas em Belgrado continham material radioativo proibido pela Organização das Nações Unidas. Bom, o Conselho de Segurança da ONU aprovou o bombardeio, então, faz sentido.

“Não importam os motivos da guerra, a PAZ ainda é mais importante”.

10 respostas em “A OTAN esteve aqui

  1. Pingback: efemérides do éfemello | OTAN inicia bombardeios na Sérvia

  2. Fê, parabéns!
    Está muito interessante esta viagem de vocês dois, obrigada por compartilhar com a gente!!!
    Boa sorte no caminho…

  3. De novo, muito bom o texto.
    A mudanca de posicao, pelo menos dos Americanos, coincidiu com a troca dos presidentes. Mas o Milosevic era um acougueiro e tinha que ser sacado. Quando chegar na Croacia pergunte a eles…

    • ObrigaDão! Os problemas de guerras é que são feitas por políticos, dentro de salas, com canetadas, mas afetam gente de carne e osso, que nada tem a ver com as questões… Vamos sentir como os outros povos lidam com essa passado tenebroso…

  4. I wish it was just past, but its not, the traces are there, to remind, while Serbs prefer to live in the past, although there are of us would as soon as possible in the future, if at all three steps at a time!

Comente!