O eterno derby

Este slideshow necessita de JavaScript.

Estrela Vermelha x Partizan. Segundo o Daily Mail, da Inglaterra, o confronto está na quarta colocação entre os maiores clássicos de futebol ao redor do planeta. A rivalidade do eterno derby, como o duelo é conhecido, não envolve somente futebol, mas outros esportes (vôlei, basquete, handebol, as outras modalidades populares na Sérvia).

Há também uma conotação política além do esporte, mas que reflete, principalmente, no futebol. Ambos os times foram fundados em 1945, no pós-guerra. O Estrela Vermelha nasceu em março, de uma liga jovem e anti-fascista entre os civis sérvios da Iugoslávia. Já o Partizan foi criado em outubro, como um representante do exército popular iugoslavo, que lutou contra o Eixo na II Guerra Mundial. Já dá para entender um pouco como a paixão entra em campo…

O primeiro jogo aconteceu em 5 de janeiro de 1947, no estádio do Partizan, e foi vencido pelo Estrela Vermelha por 4 a 3. Na última vez em que se encontraram, vitória por 1 a 0 do Partizan, em casa, em duelo válido pelo campeonato nacional. Na história, entre campeonato e copas nacionais, além de amistosos, foram realizados 226 partidas. São 56 empates, 71 vitórias do Partizan e 99 do Estrela Vermelha.

Nos últimos anos, o Partizan tem dominado o campeonato local, com quatro títulos seguidos. No total, foram 23 troféus nacionais, 12 copas locais, além de uma conquista da Supercopa. Mas, os números gerais são favoráveis ao Estrela Vermelha. São 25 taças nacionais, 23 copas e duas Supercopas. Além disso, o clube tem um caneco em sua sala de troféus, motivo de orgulho para todo torcedor do Estrela Vermelha e de inveja por parte do grande rival: a Liga dos Campeões da Europa, o maior torneio de clubes de futebol do mundo.

Sim, o time venceu a Copa Europeia em 1991 (na temporada seguinte, o torneio transformou-se em Champions League e passou a ter o mesmo formato que hoje conhecemos). Aquele time contava com craques como Savicevic, Mihajlovic e Prosinecki, hoje técnico da equipe. No último dia 29 de maio, o clube comemorou os 20 anos da conquista sobre o Olympique de Marselha. Depois de empate sem gols em 120 minutos de bola rolando, 5 a 3 para o Estrela Vermelha nos pênaltis.

Muita história, muita rivalidade. Assim é o eterno derby.

Para finalizar, os estádios ficam muito próximos (no Brasil, algo como o Brinco de Ouro e o Moisés Lucarelli, em Campinas, ou Olímpico e Beira Rio, em Porto Alegre). Inaugurado em 1949, o Stadion FK Partizan tem capacidade para pouco menos de 33 mil torcedores. Foi palco, durante o período de Tito (1953-1980), dos desfiles de 25 de maio, o Dia da Juventude, no qual o líder da Iugoslávia discursava para multidões. Já o estádio do Estrela Vermelha, o Stadion Crvena Zvezda, foi aberto em 1963, após três anos de construção. É conhecido como Marakana, em homenagem ao nosso, porque, no passado, recebia grandes multidões (a maior foi de 108 mil espectadores). Hoje, tem capacidade para 55 mil torcedores.

Mapa com os dois estádios

Publicidade

5 respostas em “O eterno derby

  1. Pingback: efemérides do éfemello | Dragan Stojković, 50 anos

  2. Fernando, simplesmente adorei! Li o livor como o Futebol Explica o Mundo e essa esta do mesmo nivel. Pergunta: Sera’ que eu posso traduzir pro Ingles???

    • Que bom que gostou!!! Claro que pode traduzir! E divulgue por aí.. Aliás, estou pensando em tentar traduzir alguns textos para o blog atingir mais gente. Um pedido da Kathy, aliás. De repente, você pode me ajudar…

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s