Kalemegdan

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma vista maravilhosa (incluindo o encontro dos rios Sava e Danúbio), grandes áreas verdes para descansar, namorar e curtir com os amigos, restaurantes, além de muita história. Tudo está no Kalemegdan ou Forte de Belgrado, como é mais conhecido. O nome deriva de duas palavras turcas: kale (fortaleza) e megdan (campo).

Bem antes de ter ligação com os turcos, mais especificamente com o Império Turco-Otomano, o lugar é considerado o coração da antiga área urbana da capital da Sérvia. Por séculos, a população de Belgrado morou somente no interior do Forte.

A primeira menção data do século III A.C. e diz que o Kalemegdan teria sido fundado pelos celtas. Depois, foi conquistado pelos romanos, que receberam inúmeros ataques dos hunos. Dizem até que Átila está enterrado às margens do Sava e Danúbio!

No século VI, o imperador bizantino Justiniano reconstruiu o Forte. Na sequência, com a formação do Reino da Sérvia, ficou sob domínio eslavo até, mais ou menos, o século XVI, quando os turcos assumiram o seu controle. Por fim, no curto período de influência do Império Austro-Húngaro na região, o Kalemegdan foi modernizado.

Hoje, depois de tanto peso da História, o Forte é frequentado por locais e turistas 24 horas por dia. No verão, ainda abriga shows, festivais e eventos ao ar livre. Uma marca de Belgrado.

Uma resposta em “Kalemegdan

Comente!